Thursday, Jul. 30, 2015

Unemat abre inscrições para seus programas de Mestrado

Escrito por:

|

27 de setembro de 2013

|

Postado em:

27 de setembro de 2013 – 11h09

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), oferece atualmente oito programas de Mestrado Acadêmico. Entre os meses de agosto e outubro, os interessados poderão se inscrever para as 132 vagas dos programas de pós-graduação strictu senso oferecidas para 2014. As qualificações abrangem as áreas de Educação; Ciências Ambientais; Ecologia e Conservação; Linguística; Estudos Literários; Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola; Genética e Melhoramento de Plantas e Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. A forma de avaliação varia de um programa para outro, mas em geral os candidatos são submetidos à prova escrita; prova de conhecimentos específicos; projeto de pesquisa; entrevista; prova de proficiência em língua estrangeira e análise de currículo.

Desde 2006 a Unemat investe nos programas de Mestrado que foram iniciados por Ciências Ambientais. De lá para cá, a Universidade do Estado de Mato Grosso, localizada em 11 campi no Centro-Oeste do Brasil e criada para atender os discentes do interior, distantes dos grandes centros, implementou grandes avanços. Todos os programas são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Hoje são ofertados programas interdisciplinares nos Mestrados em Ciências Ambientais, em Cáceres; em Ambientes e Sistemas de Produção, em Tangará da Serra; e em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, em Alta Floresta. Há pesquisas nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia. As variedades linguísticas e culturais dessa região do país também são contempladas pelos estudos em Letras.

Os programas da Unemat mantêm diversas cooperações com universidades internacionais. Os acordos foram firmados com as universidades portuguesas de Aveiro e de Lisboa, a Universidade Nacional do México, a Universidade Nacional da Colômbia, a Universidade da Flórida, a Universidade de Extremadura e a Universidade de Leeds. Os programas de Mestrado também executam projetos em parceria com várias instituições acadêmicas brasileiras, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro; a Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Universidade Federal de Mato Grosso; A Universidade de São Paulo; a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é desenvolvido, em Associação com a Unemat, em multicampus, o Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas.

Os editais para os programas de Mestrado de 2014 podem ser acessados pelos links:

–  Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

 http://www2.unemat.br/ppgasp/docs/edital_002_2013_ppgasp.pdf

–  Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos

http://www.unemat.br/prppg/ppgbioagro/docs/2013/edital_001_2013_biodiversidade_e_agroecossistemas_amazonicos.pdf

–  Ciências Ambientais

http://www.unemat.br/prppg/ppgca/docs2014/edital_001_2013_ppgca.pdf

–  Ecologia e Conservação

(Edital em breve) Data de inscrição: 1 a 30 de novembro

–  Educação

http://www.unemat.br/prppg/educacao/docs/2013/edital_001_2013_mestrado_em_educacao.pdf

http://www.unemat.br/prppg/educacao/docs/2013/edital_002_2013_mestrado_em_
educacao.pdf

–  Estudos Literários

http://ppgel.com.br/Anexos/Noticias/EDITAL%20-%20PPGEL-2013.pdf

–  Genética e Melhoramento de Plantas

http://www.unemat.br/prppg/pgmp/docs/edital2013/edital_01_2013_PGMP.pdf

–  Linguística

http://www.unemat.br/prppg/linguistica

 

Fonte: Assessoria/Unemat

Print Friendly

Artigos relacionados

Homem é preso por tentativa de homicídio
Sema apreende madeira ilegal em Comodoro
Cadeia de Vila Bela é equipada com Sala de Monitoramento

Deixe um comentário sobre isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>